A trilha do morro dois irmãos no Rio de Janeiro é uma das trilhas que possui melhor relação entre esforço fisico e beleza, assim como a Pedra Bonita. É uma trilha relativamente pequena, são apenas 1,6 km, mas dependendo do seu preparo físico, pode levar até 2 horas para completar o trajeto.
Apesar de ser considerada uma trilha leve/moderada é aconselhável que você vá com guia, uma vez que a trilha não é muito bem sinalizada. Eu fui sozinho, e confesso não ter tido nenhum problema, maaas… cada um cada um né? Rs
Bem, a trilha começa no Morro do Vidigal, onde você pode escolher se vai subir a pé, de moto táxi ou kombi. Algum tempo atrás não era possível acessá-la, mas com a UPP e com o turismo, a situação ficou mais tranquila. Mas é sempre perguntar para alguém da cidade como estão as coisas por ali, só por segurança.
Eu subi de moto táxi e confesso que foi uma aventura e tanto. Logo no final do trajeto você vai ver a Vila Olímpica do Vidigal e algumas casas. É pelo fundo dessas casas que a trilha começa de fato. Vale lembrar que não é bom fazer fotos por ali, em respeito a privacidade dos moradores.
Daí em diante, você enfrentará pequenas subidas de terra seca e várias pedrinhas, por isso vá com calçado adequado para evitar escorregar. Esse início é tranquilo, embora apresente algumas subidas íngremes.
Logo você começará a passar por uma “mata” fechada.. Tome cuidado pois algumas plantinhas estão carregadas de espinhos e podem arranhar. Fique sempre de olho por onde está passando, na frente e no chão, já que alguns troncos também fazem questão de aparecer, sendo uma ótima opção para tropeçar! Hahaha
Caminhando mais um pouquinho, você estará no primeiro mirante, de onde podemos ter um gostinho do que nos espera mais à frente…
Dali conseguimos ver a imensa Rocinha e uma das pedras e trilhas mais famosas e tensas do Rio: a pedra da Gávea. (Também tem post sobre essa trilha, basta clicar aqui para ler :P)
Desse ponto em diante acabou a moleza de estar na sombra e o sol vai te acompanhar até o final, por isso não esqueça de levar protetor solar! A boa notícia é que a parti de agora também não teremos mais subidas e já estamos quase alcançando os 539 metros de altitude!
Ah, caso você perceba algumas bifurcações, se mantenha a esquerda, na parte mais “demarcada”, que está tudo certo.
Caminhando por mais alguns minutos, chegamos ao topo do pico. Ali a gente esquece todo o cansaço e fica boquiaberto (mais uma vez) com a beleza da cidade maravilhosa. Um espetacular visu de 360º te aguarda. Todo Rio de Janeiro ao seus pés, e a beleza única dessa cidade para podermos admirar por quanto tempo quisermos.
Aproveite (se o sol não estiver fritando seus miolos), para sentar e fazer um lanche, repor as energias, admirar a paisagem e criar coragem para descer. Hahaha
Não esqueça de prestar atenção na Lagoa Rodrigo de Freitas e ver seu formato de coração ❤.
A descida não tem muito segredo, uma vez que é só seguir o caminho de volta. Só tome cuidado para não escorregar e acabar se machucando.
Espero que gostem e se divirtam. Não esqueçam de amar o Rio por mim, sempre!
Aiii que lindo! Uma vez que fui ao Rio me falaram dessa trilha, mas ninguém quis ir comigo pq algumas pessoas ficaram com medo. Mas na próxima eu vou sim!!! Descolo um amigo lá na subida e vou junto =)
Me chamaaaaa! hahahaha