Minha Santa e Bela Catarina nunca decepciona e em assunto de trilhas não é diferente.
A trilha da Caranha é uma trilha fácil, de apenas 1,8 km de extensão que é possível percorrer em 1,5 de caminhada de intensidade baixa-moderada. A trilha tem acessibilidade limitada, mas pode ser executada por pessoas de todas as idades e preparos físicos. Só é preciso fazer um alerta para tomar cuidado com o sol, pois grande parte do percurso é totalmente feito sob o sol.
Existem duas maneiras de iniciar essa trilha. Uma é partindo da praia do Ouvidor, indo até a Praia da Barra/Ferrugem, mas eu fiz o percurso inverso – Barra/Ouvidor -, que parece ser melhor sinalizado e é assim que vou descrever aqui. Caso queira fazer o percurso “oficial”, leia o post até o fim que dou uma dica para encontrar melhor o caminho. Também vale lembrar que essa trilha pode ser o ponto de partida para o conjunto de três trilhas que fazem a conexão entre as praias: Praia da Ferrugem – Praia da Barra – Praia do Ouvidor – Praia Vermelha e Praia do Rosa, conforme indicado na foto abaixo.
Começamos no extremo sul da Praia da Barra, onde encontramos placas que sinalizam o inicio da nossa trilha. Uma indicando que a área que a trilha se encontra é privada, mas que o acesso é permitido desde que respeitemos algumas regras. já na outra, encontramos informações sobre a trilha, bem como uma legenda das marcas que indicarão a trilha.
Começamos a trilha sobre areia e poucos metros após uma leve subida, uma bifurcação onde devemos nos manter a esquerda, na idéia de “seguir mais próximo do mar”.
Se seguirmos reto, por uma trilha mais larga, estaremos indo até outro ponto turístico do local: as dunas. Se estiver com tempo e disposição para caminhar na areia fofa e totalmente no sol, também é possível chegar na praia do Ouvidor. Já fiz ambas, e acho que são propostas e visuais diferentes. Depende da “vibe” sabe?! E isso só quem vai poder responder é você mesmo. Rs
Voltando… Rs
Logo após a bifurcação, nossa trilha continua margeada por mata, e podemos ver outras trilhas também, mas seguimos pela mais marcada de todas (onde o solo está mais batido). A trilha serpenteia por alguns metros e a mata quase cobre nossas cabeças, formando um paredão com algumas aberturas, onde podemos admirar o visual que está só começando…
Caminhamos até chegar em uma cerca de arame farpado onde passa um por vez. Pronto. Daqui até a praia do Ouvidor vamos sem preocupação, a menos que você tenha medo de bois e vacas. Rs
Estamos em uma propriedade privada, lembra?! Pois bem, essa propriedade é casa e alguns amigos bovinos, mas não fique preocupado com eles. Se os encontra-los apenas os respeite e passe a uma distancia considerável. Mas vale dizer que esse encontro é mais comum quando está chegando na Praia do Ouvidor e lá é ainda mais fácil evitá-los.
Voltando… Rs. Aqui temos apenas duas opções para seguir: na trilha que vai “mais no meio” e a que “costeia o mar”. Ambas terão um visual massa, mas eu prefiro sempre seguir o mar pois acho o visual mais bonito e a chance de encontrar bois é menor.
Caso você siga costeando o mar, quando estiver chegando na Praia do Ouvidor vai encontrar mais um trecho da trilha onde temos sombra.
A sua esquerda um desfiladeiro de pedras. Caso te de vontade de ir lá, espere um pouco mais. Logo quando acaba essa sombra, a sua esquerda, você irá encontrar o caminho para chegar lá com maior facilidade e segurança – veja o mapa mais abaixo.
Esse lugar é mega especial para mim e venho aqui desde que sou muito criança. Minha família costumava acampar nessa praia, que era praticamente nossa e esse lugar chamamos de “chuveiro”. Também já trouxe vários amigos aqui.
Um platô onde por uma fenda a água do mar sobe banhando todos que na pedra estavam sentados. Ahhhh que saudade! Se forem lá, tomem muito cuidado e lembrem de mim! ❤️
Voltando novamente, rs.
Se não quiser ir as pedras, só aproveite a sombrinha e desça. Quando a sombra acabar e as pedrinhas aparecerem, mais um campo amplo surge e dali já podemos ver a Praia do Ouvidor.
Encontre a casa que está camuflada entre os arbustos, que na frente dela irá encontrar mais um acesso daqueles onde só passa uma pessoa. Aqui marcamos o fim da nossa trilha, ou o inicio para quem está começando ou que precisa voltar até a Praia da Ferrugem. Rs
Como falei anteriormente, a praia do Ouvidor foi um refúgio muito especial e onde tenho as minhas melhores memórias de infância, por isso sou suspeito para falar sobre essa praia.
Quase sem casas, sem energia elétrica e nenhum quiosque fazem essa praia ter características únicas e quase intocável. Eu amo! Cada um leva o que vai consumir, passa o dia na praia, recolhe seu lixo e vai embora. Um visual de tirar o fôlego, o mar super cristalino, com ou sem onda… Ai ai, Ouvidor! ❤️
A praia vem se tornando popular entre os turistas e por questões ambientais não se pode mais entrar de carro. Antigamente os carros ficavam na areia, hoje tem um estacionamento metros antes da entrada da praia e o acesso só é permitido a pé.
No mais é isso, espero que se divirtam e que se encantem com meu paraíso quase particular.
Um beijo,
Doug Pelo Mundo.
Trilhamos esse caminho ontem.. fomos um pouco mais, até a praia vermelha, recomendo muito!!!
Da ferrugem até a praia vermelha 5.4km de ida
Ahhhh que delicia Diego!! Nao vejo a hora de retornar e fazer além também. Feliz que tenha gostado e que o post tenha ajudado 🙂 <3