RIO DE GRAÇA | Trilha fácil e com visual espetacular: Trilha da Pedra Bonita

17.06.2016

Preparados para mais um rolê 0800 na cidade maravilhosa?

O imperador que se cuide. Rs

 

Costumo dizer que o Rio é uma cidade que oferece inúmeras maneiras de firmar seu posto de cidade maravilhosa e eu venho tendo cada vez mais certeza disso ao longo dos anos que moro aqui…

É uma cidade que te inspira a ser saudável, a ter contato com a natureza (e que natureza), a admirar essa beleza e a perceber que podemos ser felizes com tão pouco. Pena que não sabemos aproveitar, cuidar e admirar da forma que a natureza merecia. 🙁

No Rio são várias as opções de trilhas em meio a natureza, umas mais pesadas e que exigem mais do preparo físico, como a Trilha da Pedra da Gávea, e outras que são mais tranquilas, de fácil acesso e que também possuem aquela vista de tirar o fôlego, que é o caso da trilha da Pedra Bonita, que estou a escrever para vocês! 😉

 

Como chegar

A trilha da Pedra Bonita começa perto do estacionamento da rampa de vôo livre na Estrada da Pedra Bonita, na bifurcação da Estrada das Canoas. O vôo livre é uma das atividades mais conhecidas e desejadas aqui no Rio, que situa-se igualmente na Pedra Bonita. Para chegar até lá, vá até a orla de São Conrado e suba a Estrada das Canoas. Seguindo pela mesma estrada que dá acesso à rampa de vôo, do lado direito há uma entrada com sinalização indicando o início da trilha.

No sábado, a única vista que tínhamos era das nuvens.. Hahahah.

O ideal para quem vai fazer a caminhada pela trilha é chegar ao local de carro e usar o estacionamento da rampa de asa delta. Mas chegue cedo, pois costuma ter fila de carros querendo subir, uma vez lotado tem que procurar estacionamento na rua e pode ser que não tenha tão perto da entrada. #ExperiênciaPrópria. Fui 2x no mesmo final de semana na trilha e em um dos dias (sábado) conseguimos estacionar tranquilamente no estacionamento, que custa R$5,00 o dia inteiro, mas no outro dia (domingo), ficamos quase uma hora procurando uma vaga na rua, e quando achamos ficava a mais de 1 quilometro de distancia de onde realmente é tido como ponto de partida da trilha. #TENSO!

Já no domingo, as nuvens se faziam presentes, mas nem se compara ao dia anterior, né?

A TRILHA

Essa é uma trilha considerada como caminhada leve em termos de dificuldade. Também não são necessários equipamentos de montanhismo ou alpinismo, apenas roupas e calçados adequados e confortáveis para caminhadas como tênis ou botas para trilhas. Todos são capazes de fazer essa trilha. Basta apenas ter disposição para caminhar. São 25 minutos de caminhada em mata fechada, em um terreno que as vezes se trona íngreme, mas nada que exija muito esforço ainda mais se fizer sem pressa. No final alguns degraus para então chegar ao topo, mas nada impossível também.

Confesso que eu e meus amigos achamos bem fácil e fizemos a subida em 15 minutos.

Aproveite para explorar toda pedra, pois cada canto irá te proporcionar uma vista diferente da cidade maravilhosa.

Uma vez lá em cima, aproveite para andar toda a pedra para explorar ao máximo as várias vistas possíveis e, depois, sentar, fechar os olhos e ouvir os sons da cidade, que dá uma idéia da altura alcançada.

Se quiser tornar ainda mais especial o passeio, leve alguns lanches e petiscos e faça um piquenique. No dia em que fomos, tava rolando uma festa de aniversário lá em cima! Um barato.

A descida é ainda mais fácil e por ter algumas partes íngremes dá pra pegar embalo e descer rapidão, cortando em até metade o tempo da subida! Só tome cuidado com os galhos e raízes.

Rampa de Vôo Livre e Esqueleto Tourist Hotel

Dois pontos que grande parte das pessoas que fazem essa trilha gostam de passar é a rampa de onde saltam de asas-delta e parapentes. A pista é aberta para profissionais, para quem desejar viver a experiência única de voar e para apenas os curiosos de plantão, que vão até lá só para ficar observando as pessoas saltarem ou amarelarem. Rs Eu nunca fiz, mas é uma das minhas próximas aventuras aqui. Sobrevoando São Conrado, o vôo dura até 30 minutos e o pouso é na praia do Pepino, trecho da praia de São Conrado localizado no fim da Avenida Niemeyer.

Uma das próximas aventuras…

Já o esqueleto do hotel, assim como o nome já sugere, é um hotel fantasma abandonado que assombra a vizinhança de São Conrado há 44 anos. Foi erguido em área protegida de Mata Atlântica, na Estrada das Canoas, e começou a ser construído em 1953, mas teve suas obras interrompidas pela incorporadora em 1972. Desde então, o espaço abandonado já foi abrigo de moradores de rua, refúgio de bandidos e até esconderijo de armas roubadas do Exército, mas graças as redes sociais, hoje em dia é um point de fotos muito maneiras e diversão. São 16 andares de ruínas e 272 degraus até o topo. Muitos praticantes de rapel também aproveitam o local, assim como artistas que ocupam o espaço para fazerem as suas intervenções. Quem já foi diz que a vista é indescritível. Eu tentei ir e um segurança barrou dizendo que era propriedade particular. Tentei contato com alguns Instagrams que postaram foto lá e ninguém soube ao certo me informar como chegar no hotel. 🙁

Fotos do instagram: @esqueleto_tourist_hotel

Por hoje é isso meu povo. Espero que gostem, que se divirtam e que aproveitem muito a cidade maravilhosa! Depois comentem aqui como foi ok?

Um beijo,

Doug Pelo Mundo.

Tags relacionadas:

Cidade maravilhosa, 0800, agradecimentos, Amigos, amsterdam, blog, brasil, Brazil, caminhada leve, cariocando, como chegar, Descontos, destinos, dicas, dicas de viagens, Doug Pelo Mundo, dublin, erre jota, esqueleto hotel tourist, estrada das canoas, free, holanda, hotel tourist rio, instagram, irlanda, life style, lugares, mundo em prosa, passeios, pedra bonita, pedra da gávea, pedro guedes, piquenique, programas de graça, rampa de voo livre, restaurantes, Rio de Janeiro, snapchat, South America, trilha da pedra bonita, trilha fácil, trilhando, trilhas, trilhas ecologicas, vamos viajar, vôo livre, viagens, viajando barato pelo mundo, viajando com o doug, viciado em viagens